A UTI Neonatal do Hospital Tacchini colocou em funcionamento no último mês um novo equipamento que atua tanto como incubadora neonatal quanto como unidade de cuidado intensivo aberta de calor irradiante. A aquisição, que amplia os recursos tecnológicos oferecidos à comunidade, foi possível graças à doação da Associação Pró-Vida.
As funcionalidades avançadas do equipamento agilizam o atendimento de emergência, reduzindo a necessidade de locomoção e contato excessivo com o paciente. Este fator é crucial para evitar o estresse dos recém-nascidos, sobretudo em situações críticas. Seu design ainda foi elaborado para minimizar o risco de infecções, proporcionando um ambiente seguro tanto para os bebês quanto para os profissionais de saúde.
O aparelho ainda possui um monitor com uma interface redesenhada, que inclui um indicador de alarmes multicores com difusor de 360º. Essa funcionalidade permite uma rápida e clara identificação de qualquer alteração no estado do paciente. Além disso, a cúpula do equipamento oferece excelente visibilidade, aumentando o conforto e a eficiência durante os cuidados médicos.
“A UTI Neonatal do Tacchini já possui uma das melhores estruturas da região e poder contar com acréscimos de tecnologias como essa é fundamental para cumprirmos a missão de oferecer o melhor cuidado para nossa comunidade. A doação da Pró-Vida reforça ainda mais a importância dessa união entre duas instituições que trabalham pelo bem das pessoas”, avalia a Dra. Simone Caldeira Silva, coordenadora médica do processo materno-infantil do Hospital Tacchini.
Baby Pap
Além do Duetto Fanem, a Associação Pró-Vida também fez a doação de dois equiapmentos Baby Pap. Também conhecidos como CPAP neonatal, os dispositivos fornecem suporte respiratório não invasivo a bebês prematuros ou com problemas respiratórios.
Os equipamentos, que fornecem uma pressão constante de ar, ajudam os pulmões dos bebês a se manterem abertos e facilitando a respiração. Isso é especialmente crucial para prematuros, cujos pulmões ainda não estão completamente desenvolvidos, ou para bebês com problemas respiratórios que precisam de suporte adicional para respirar de forma eficaz.
Pró-Vida
A Associação Pró-Vida, responsável pela doação deste equipamento, é um movimento filosófico fundado no Brasil em 1978 pelo médico e filósofo Dr. Celso Charuri com uma proposição: construir um mundo bem melhor, um mundo de paz. Para ele, o caminho é mudar o homem, porque somente um homem melhor pode mudar o meio em que vive e torná-lo digno, harmônico e fraterno.
Como resultado e exemplo desse mundo novo, a PRÓ-VIDA realiza ações por meio do departamento Central Geral do Dízimo e suas afiliadas, fundado em 1979. Ao longo desses anos, realizou cerca de 12 mil doações e construiu 13 escolas profissionalizantes.