O mês de agosto é marcado pela campanha Agosto Dourado, que tem como finalidade conscientizar e incentivar a prática do aleitamento materno. Em 2023, a campanha tem como tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham” e busca incentivar as empresas a oferecer suporte às mulheres que pretendem continuar a amamentação mesmo depois de retornar ao trabalho, como é o caso da nutricionista Francine Longo, que trabalha no Hospital Tacchini.
Francine engravidou durante a pandemia de Covid-19 e precisou se afastar do trabalho, uma vez que gestantes faziam parte do grupo de risco. Após 41 semanas de gestação, sua filha Elisa nasceu pesando 3,3 kg e medindo 51,5 cm. Francine cumpriu 5 meses de licença maternidade e adicionou mais um mês de férias antes de retornar às suas funções no hospital. No entanto, ela decidiu que gostaria de continuar amamentando sua filha.
“Como nutricionista, eu sei os benefícios que a amamentação traz para o bebê e para a mãe, como a melhora na imunidade e a prevenção de doenças respiratórias que são tão frequentes nessa época do ano. Os bebês alimentados com fórmula acabam tendo mais complicações quando comparados aos que recebem leite materno”, descreveu Francine.
Apoio do Banco de Leite
Para garantir que Elisa receba leite materno mesmo quando Francine está no trabalho, a nutricionista utiliza as instalações do Banco de Leite Ama Tacchini. Ela visita o banco de leite duas vezes ao dia e cada coleta leva cerca de 15 minutos. Francine leva o leite para casa no final do dia e, no dia seguinte, ele é servido à Elisa na creche que ela frequenta, em Pinto Bandeira. À noite, Francine continua amamentando sua filha.
A importância de um espaço adequado
Francine ressalta que, sem um espaço adequado para a retirada e armazenamento do leite materno, ela não seria capaz de continuar com essa prática essencial. O horário disponível e o ambiente acolhedor proporcionado pelo Banco de Leite Ama Tacchini fazem toda a diferença. No entanto, de acordo com o relato das próprias mães, ainda são poucas as empresas da região que oferecem um espaço adequado para que as colaboradoras possam amamentar seus bebês após retornarem ao trabalho.
As empresas interessadas em incentivar suas colaboradoras a coleta do leite durante o período de trabalho e criar um espaço adequado, podem buscar apoio e orientação junto ao Banco de Leite Ama Tacchini. O local está à disposição para oferecer orientação e suporte técnico para a montagem desses locais dentro das empresas.
O Banco de Leite Ama Tacchini oferece também auxílio para colaboradoras de locais próximos próximas ao Hospital Tacchini, no centro de Bento Gonçalves. O espaço é aberto para que essas mães realizem a coleta e armazenamento do leite materno.