Os pacientes da UTI do Hospital Tacchini passaram a ter na última semana um novo recurso para auxiliar em seu processo de reabilitação: o óculos de Realidade Virtual (RV) Quest 2. O recurso busca, a partir de uma experiência imersiva, complementar os cuidados médicos e fisioterápicos, oferecendo benefícios tanto para o corpo quanto para a mente das pessoas em terapia intensiva.
A tecnologia ajuda a transportar as pessoas para um mundo de tranquilidade e serenidade, longe das preocupações que um ambiente de UTI naturalmente oferece. Ao mergulhar em ambientes virtuais relaxantes, como praias ensolaradas, florestas exuberantes ou até mesmo em viagens virtuais ao redor do mundo, os pacientes encontram uma fuga reconfortante da realidade clínica da UTI. Essa abordagem inovadora não apenas melhora o estado emocional dos pacientes, mas também pode auxiliar na redução da necessidade de sedação, promovendo uma recuperação mais rápida e menos traumática.
Além dos benefícios emocionais, a Realidade Virtual também oferece vantagens tangíveis para a recuperação física dos pacientes. A tecnologia pode ser usada como uma ferramenta complementar à fisioterapia, incentivando os pacientes a se envolverem em atividades de movimento e exercícios prescritos, essenciais para prevenir a perda de massa muscular e promover a reabilitação.
Isso porque o óculos possui a função de rastreamento de movimento avançado, que permite que o Quest 2 mapeie com precisão os movimentos do paciente e os traduza para o mundo virtual. Isso torna possível interagir com objetos virtuais e navegar pelos ambientes de RV com facilidade e naturalidade. O paciente pode, por exemplo, pedalar sua bicicleta virtual por uma bela trilha ou mesmo praticar esportes, como basquete ou tênis, tudo sem sair do leito.
“A integração da Realidade Virtual na UTI representa um compromisso com a humanização dos cuidados de saúde, reconhecendo a importância de abordagens que consideram não apenas a parte física, mas também o bem-estar emocional e psicológico dos pacientes”, descreve a fisioterapeuta da UTI Adulto do Tacchini, Renata Monteiro Weigert .