Além da perda de vidas e de bens materiais, a crise climática pela qual boa parte do Rio Grande do Sul está passando tem causado dificuldades de mobilidade, derrubando pontes e interditando estradas que ligavam uma cidade à outra, inviabilizando, inclusive, o acesso a alguns serviços de saúde. Pensando nisso, o Tacchimed tem realizado uma série de ações para garantir o melhor cuidado para seus clientes que residem na região geográfica mais afetada ao norte do Rio das Antas, perdendo o acesso à Bento Gonçalves através das pontes Ernesto Dornelles, de Cotiporã e Santa Barbara.
Para urgências e emergências de alta complexidade que não são atendidas no próprio município de origem, como são os casos em que há necessidade de internação em UTI, por exemplo, o Tacchimed ampliou sua rede de hospitais credenciados em Passo Fundo. Desde o início de maio, pacientes com esse perfil têm sido encaminhados para três instituições: Hospital São Vicente de Paulo, Hospital Prontoclínica e Hospital de Clínicas.
Para garantir a continuidade dos atendimentos oncológicos, o Tacchimed e o Instituto do Câncer do Hospital Tacchini agiram em parceria, realizando uma análise caso a caso e definindo a maneira mais segura e confortável de seguir o tratamento.
Para aqueles que fazem uso de medicamento via oral, o Tacchini contratou um serviço de transporte privado para efetuar a entrega em domicílio. Os pacientes que precisam fazer uso de medicação subcutânea, além do transporte da medicação, a instituição disponibilizará uma profissional de enfermagem para garantir a aplicação correta.
Nos casos em que o tratamento oncológico exige a aplicação do medicamento intravenoso, onde há a necessidade de uma estrutura adequada e equipamentos específicos, o Tacchini está disponibilizando transporte de ida e volta até o Instituto do Câncer, em Bento Gonçalves.
Os pacientes que precisam de hemodiálise seguem sendo atendidos em Nova Prata e o Tacchimed tem monitorado constantemente o abastecimento de insumos para garantir o melhor atendimento aos pacientes.
“Essa é uma situação extrema para todos nós e é ainda mais complicado para quem precisa de atendimento médico. O Tacchimed é um plano de saúde local, feito por gente que pertence à comunidade e entende as necessidades das pessoas daqui. Oferecer carinho e cuidado quando as pessoas mais precisam está no nosso DNA e não seria diferente dessa vez”, descreve a gerente do Tacchimed, Jocélia Larroyd.