A segunda turma de médicos residentes do Tacchini iniciou, em março, seus trabalhos na instituição. Ao todo, 5 profissionais formados deram os primeiros passos para a especialização no hospital bento-gonçalvense. Um deles atuará na área de Pediatria, que tem como coordenadora do programa a Dra Elisabeth Meneguzzi; e quatro na área de Clínica Médica, que conta com a coordenação da Dra Franciele Debortoli.
A nova turma se junta aos 6 primeiros médicos que compõem a primeira equipe de residentes da história do Tacchini e seguem realizando a especialização junto ao hospital em 2023.
Como funciona o programa
O modelo de aprendizagem da residência médica contempla pelo menos 80% da carga horária com atividades práticas. No decorrer do programa, o profissional contribui para a qualificação da assistência aos pacientes, atuando no atendimento em emergências, plantões e ambulatórios de especialidades, acompanhando pacientes internados, entre outras atividades, sempre com a supervisão de um médico especialista, chamado de preceptor.
Os médicos que optaram pela especialização em clínica médica concluem o programa em 2 anos. Já os que escolheram pediatria precisam de 3 anos para finalizar a formação.
Parceria com o Hospital Sírio-Libanês
O programa de residência médica do Hospital Tacchini foi construído a partir de uma parceria com o Hospital Sírio-Libanês (SP), que realizou a formação dos preceptores, na elaboração da grade curricular, além de oferecer o suporte metodológico necessário.