Resultado da parceria entre o Hospital São Roque (HSR) e a Prefeitura de Carlos Barbosa, a 1ª edição do Dia D de Doação de Sangue de Carlos Barbosa em 2023 incrementou 68 novas bolsas de sangue ao estoque do Hemocentro de Caxias do Sul. As coletas, que podem gerar até 272 bolsas de hemocomponentes, foram realizadas durante toda a quarta-feira, dia 26, na na instituição de saúde barbosense.
Pelo segundo ano seguido a meta de doações foi alcançada. Em 2022, na edição que marcou o retorno do Dia D desde o início da pandemia, em 2020, foram coletadas 80 bolsas de sangue. Para alcançar o resultado novamente, foram agendados horários para 90 doadores, já prevendo possíveis faltas e inaptidões. Desta vez, 22 pessoas não compareceram ou não puderam doar em função dos parâmetros de saúde exigidos para coleta.
“A comunidade de Carlos Barbosa sabe da importância de cada gota de sangue para uma série de situações dentro do hospital. Por isso, em cada Dia D, as pessoas mostram sua solidariedade e auxiliam na reposição dos estoques do Hemocentro de Caxias do Sul”, descreve Luana Foiatto, enfermeira responsável pela Agência Transfusional do HSR.
O sucesso da iniciativa permite o planejamento de novas datas para realização de uma nova edição do Dia D ainda em 2023. O próximo evento está previamente agendado para o dia 13 de setembro e o cadastramento de doadores deve iniciar duas semanas antes.
Para aqueles que não conseguiram efetuar a doação em Carlos Barbosa e não querem esperar até a próxima edição do Dia D, a prefeitura de Carlos Barbosa já mobiliza um novo mutirão de doações, desta vez em Caxias do Sul. As inscrições devem ser realizadas antecipadamente pelo telefone do Posto de Saúde do município: (54) 3461 8904.