Na útima quinta-feira, dia 6, a Casa de Repouso Elisa Tramontina (CRET), recebeu a primeira edição do FestiCRET, uma versão adaptada do tradicional Festiqueijo, que atrai milhares de turistas a Carlos Barbosa todos os anos. Em um ambiente com a decoração inspirada no evento original, feita pelos próprios idosos residentes como parte da terapia, os moradores tiveram a oportunidade de participar de uma celebração repleta de música, com a presença da direção, soberanas e dos mascotes da festa, além de desfrutar de comidas e bebidas não alcoólicas tradicionalmente servidas na celebração original.
Retomada pós pandemia
Com mais de 40 anos de história, a CRET é a casa de repouso mais tradicional do Rio Grande do Sul. E até março de 2020, quando foi decretada a pandemia de Covid-19, os idosos residentes eram ativos participantes de diversos eventos no município, incluindo feiras, jogos, piqueniques na praça e atividades no centro de convivência dos idosos em Carlos Barbosa.
No entanto, considerados grupos de risco para a doença, eles foram obrigados a restringir uma série de atividades, incluindo a participação em eventos. Até mesmo as visitas de parentes, amigos e a circulação de pessoas de fora da instituição foi proibida durante o período de maior risco de contaminação.
Durante o período de restrições, a equipe da CRET encontrou alternativas para manter o contato e o entretenimento dos idosos. As visitas presenciais foram substituídas por videochamadas e posteriormente por encontros através de uma barreira acrílica, priorizando a segurança de todos. Com a progressão da vacinação e a redução dos índices de contaminação, a rotina vai voltando gradualmente ao normal, permitindo aos idosos a retomada de suas atividades sociais e participação em eventos.
Agenda cheia
Além do FestiCRET, os idosos da Casa de Repouso Elisa Tramontina têm participado de uma série de outros eventos e festas ao longo do ano. Comemorações especiais, como o Dia da Mulher e o Dia das Mães, foram celebradas, proporcionando momentos de alegria e confraternização. A Festa Junina também fez parte do calendário de eventos, resgatando tradições e promovendo a integração entre os residentes.
Até mesmo uma excursão para o Santuário de Caravaggio foi realizada, permitindo que os idosos desfrutassem de momentos de contemplação e espiritualidade. A programação para o restante do ano prevê pelo menos uma nova festividade por mês, garantindo que essas ocasiões especiais continuem a fazer parte do cotidiano dos idosos.
Cátia Argenta, gestora da CRET e do Hospital São Roque, destaca a importância desses eventos para o bem-estar e o cuidado dos idosos. “As festas e celebrações oferecem estímulos mentais e físicos, permitindo que eles vivam plenamente o momento, sempre respeitando o plano de cuidado individual de cada residente. Além disso, essas ocasiões festivas promovem a integração social, fortalecendo os laços entre os idosos e proporcionando momentos de alegria e diversão”.
Estrutura
Vinculado ao Tacchini Sistema de Saúde e localizado em uma residência em anexo ao Hospital São Roque, em Carlos Barbosa, o local possui equipe assistencial com capacitação para atender desde o idoso independente até aqueles com maior grau de dependência, garantindo assim assistência integral nas 24 horas do dia, com facilidade de acesso e acolhimento garantidos.
Com espaço para até 52 residentes, o local conta com uma extensa área arborizada, com belas paisagens, e é cercada por jardins nos quais idosos têm livre acesso para passear. As acomodações são individuais e semi-privativas, sendo que a decoração pode ser adaptada de acordo com a vontade de cada residente.
Atualmente, a CRET conta com 30 colaboradores exclusivos, divididos entre profissionais de enfermagem, cuidadores, higienização e rouparia. A equipe de assistência social, psicologia, fisioterapia, nutrição, farmácia, apoio administrativo, bem como a equipe médica é composta pelos mesmos profissionais que atuam no Hospital São Roque.
A integração entre a CRET e o Hospital é o grande diferencial. Ter assistência hospitalar em anexo garante segurança aos idosos e familiares. Além da proximidade física, a assistência hospitalar observa as condutas adotadas na casa de repouso e tratamento hospitalar pelos médicos do corpo clínico. Quando alta, o retorno à CRET se dá com segurança, com a manutenção das condutas médico-assistenciais necessárias
Serviços
Independentemente do grau de necessidade de cuidado do idoso, a Casa de Repouso Elisa Tramontina tem à disposição a solução ideal para melhorar a qualidade de vida de seus residentes. Além dos moradores fixos, que necessitam de cuidado integral e permanente, o local ainda oferece seus serviços para períodos de férias, controle de medicação, assistência médica 24 horas, bem como pessoas que estão passando por reabilitação ou de um plano alimentar individualizado.