Centro com maior número de participações em estudos para o combate à Covid-19 no Rio Grande do Sul, o Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) segue buscando opções inovadoras para aumentar a eficiência do tratamento de pacientes que testaram positivo para o vírus e apresentam sintomas leves ou moderados da doença.
O estudo AT03A-017 é promovido em parceria com a farmacêutica Atea Pharmaceuticals, que tem sede em Boston (EUA). Os participantes da pesquisa recebem gratuitamente tanto o medicamento necessário para o tratamento, administrado via oral, quanto o acompanhamento médico em domicílio ao longo dos próximos 90 dias.
“Mesmo não sendo mais considerada uma Emergência de Saúde Pública pela Organização Mundial da Saúde, a Covid-19 segue presente em todo mundo e novos casos da doença são registrados diariamente. A intenção é tratar os casos enquanto os sintomas forem leves para evitar o agravamento do quadro do paciente, sobretudo os que apresentam comorbidades”, descreve Silvia E. M. de Mendonça, Gerente de Conhecimento, Pesquisa e Inovação do Tacchini Sistema de Saúde.
O estudo é multicêntrico, ou seja, ele conta com a participação simultânea de diversos centros de pesquisa. Aos pacientes do ITPS foram oferecidas 5 vagas por mês.
Critérios de Participação
O AT03A-017 oferece tratamento a pacientes com sintomas como febre, tosse, dor de garganta, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular, náusea, vômito, diarréia, perda de paladar ou olfato. O foco está em casos que não envolvem falta de ar ou dispneia.
O estudo destina-se a diferentes faixas etárias, com critérios específicos:
Como Participar
Os interessados em participar deste estudo podem obter mais informações e se inscrever entrando em contato com o ITPS pelo telefone 54 3455 4333, ramal 1125, ou WhatsApp 54 992371788, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30, com os pesquisadores Jean Benvenuti ou Bruna Andrioli. O estudo oferece avaliação e acompanhamento médico domiciliar durante todo o processo.